Master Talks Apresenta

"A Maestria da Superação"
com Maestro João Carlos Martins

A vida de João Carlos Martins poderia ser um grande exemplo de superação por todas as dificuldades que ele já passou e mesmo assim manteve sua força de vontade e continuou sua trajetória em direção a grandes realizações. Mas mais importante que as realizações e o fato de superar adversidades é o que ele tem “dentro” dele para que tudo isso fosse possível. Afinal, a superação só é possível pois dentro dele existe uma maneira de ver o mundo que permitiu adquirir força suficiente para encarar os altos e baixos da vida.

Compre agora Já sou membro

Será que ele seria quem foi se não tivesse
tido todos os problemas que teve?

Quem foi JCM além do que conhecemos na mídia?

Que experiências ele extraiu das adversidades?

O que a música clássica fez com a sua vida?

Na vida de JCM não tem essa de “final feliz” nem “foram felizes para sempre”. Não tem essa história de “sucesso absoluto” ou “chegar ao topo”. Tudo que foi conquistado só foi possível em função dos aspectos negativos da vida.

E a vida não foi nada “boazinha” com ele. Quando um problema era resolvido, a vida trazia outro ainda mais difícil de lidar. Sem pena, ele foi sendo testado. O que na realidade acontece com todos nós, mas em diferentes níveis.

Músico, pianista e maestro, ele começou cedo e viveu para a música. Na música ele venceu a dor. Na música ele se tornou um dos maiores intérpretes de Bach de todos os tempos. Na música ele convive todos os dias com as incertezas de uma vida que introduziu as trevas logo nos primeiros anos e assim ela decidiu ficar, lado a lado, para, de forma irônica, desafiá-la constantemente, sem cansar, mostrando que sua obra não seria possível sem a dor, a dificuldade e o convívio constante com o “impossível”.

E é assim que JCM se tornou o Maestro João Carlos Martins. Com a ironia da vida.

Ironia pode ser vista como a disparidade entre o desejo humano e as duras realidades do mundo externo. Ou também quando o resultado de uma ação é contrário ao desejado ou ao efeito esperado.

Você certamente deve viver essa realidade com frequência.

Neste programa você vai viver o universo do Maestro João Carlos Martins, através da música, das adversidades e da força que ele teve durante toda sua vida.

A música clássica é uma forma de expressar a ironia da vida. Ela traz os altos e baixos que vivemos todos os dias. Ela expressa a angústia que sempre estará presente na alma humana. Ela traz praticamente todos as emoções que um ser humano pode viver: Alegria, Tranquilidade, Angústia, Paz, Excitação, Agitação, Equilíbrio, Desequilíbrio, Paixão, Ódio, Medo, Admiração, enfim, são infinitos os sentimentos que elas trazem.

Maestro João Carlos Martins

Neste Master Talks você vai entender o ponto de vista do Mestre JCM sobre a vida. Como a música clássica pode ajuda-lo a não só entender a alma humana, mas principalmente, como ela pode torna-lo mais forte para enfrentar os perrengues da vida. Você vai viver uma experiência musical com toques de história pessoal, trazendo uma oportunidade para fortalecer o seu “espírito”.

Ela também é um espelho da vida pois representa cada momento positivo e negativo, os altos e baixos. Ela traz a ironia da vida. Nos traz a paz para a alma e ao mesmo tempo resgata uma angústia que era sentida pelos gênios que as criaram.

A dor fez parte da vida do Maestro. Ela te conecta com o que há de melhor e pior dentro de você. Reconhecê-la e entender o papel que ela tem na sua vida pode ser transformador. Da mesma forma que a inabilidade de lidar com ela pode te levar a autodestruição. Qual deles você vai escolher? Ele escolheu transformar a si mesmo e ao ambiente ao seu redor. E você?

Compre agora

Módulos do "A Maestria da Superação"

Introdução | Na cada do Maestro

Neste episódio entramos na casa do Maestro onde ele introduz a importância da música clássica para a nossa vida. É o início de uma jornada de altos e baixos que você vai vivenciar lado a lado com o maior intérprete de Bach da atualidade.

Módulo 1 • A Luz e a Sombra

Nossa vida não é cor de rosa como muitos autores de auto-ajuda tentam “pintar”. Quanto maior for o nosso conhecimento sobre o lado sombrio que todos nós temos, maior a chance de sermos protagonistas de nossas vidas.

Módulo 2 • O Bolero da Vida

Regendo sua orquestra, o Maestro faz um paralelo do crescente do Bolero de Ravel com a vida e demonstra que todos nós vivemos numa espiral crescente de desafios cada vez maiores.

Módulo 3 • O primeiro amor (o piano)

A primeira paixão do Maestro foi pelo Piano. Amor incondicional que foi interrompido diversas vezes em função das adversidades da vida. Mas ele não se abateu. Como você faz quando algo que gosto muito se torna difícil de conquistar?

Módulo 4 • SONHO: Perigo e Oportunidade

No ideograma chinês, perigo e oportunidade fazem parte do mesmo símbolo. Isso significa que qualquer situação na vida traz ambos os conceitos. O que você faz quando os perigos são maiores que as oportunidades?

Módulo 5 • Perfeccionismo

Existe perfeccionismo? Entenda o ponto de vista do Maestro e tire suas próprias conclusões sobre esse tema tão buscado pelas pessoas e empresas, só que com outro nome: Excelência.

Módulo 6 • Entre a Alegria e a Dor

Você já chegou no fundo do poço? Como sabe que é o fundo? Quando menos esperamos a vida vem e nos apresenta uma armadilha. Entre alegrias e dores, o Maestro traz sua vivência para inspirar seu “alunos” a entenderem essa dança, muitas vezes irônica, da vida.

Módulo 7 • O Ritmo da Vida

Ritmo é o que o que determina o tempo e as batidas da música. A nossa vida também tem diversos ritmos, que quando nos damos conta de como gerenciá-los, a nossa trilha sonora pode ser bastante interessante. Como você conduz o ritmo dos eventos da sua vida?

Módulo 8 • A Harmonia da Vida

A harmonia de uma música é o conjunto de dois ou mais sons que produz um resultado. Na vida, vivemos buscando a palavra “harmonia” para que sejamos mais felizes. Inspire-se com a forma como o Maestro conduziu seus eventos para ter uma vida mais harmônica.

Módulo 9 • A Melodia da Vida

É na melodia que reconhecemos uma música. Seja num assovio ou num cantarolar. Cada expressão nossa em relação ao que acontece no dia a dia vai determinar se a melodia da nossa vida será ou não de uma música que ficará marcada para sempre.

Módulo 10 • O Inconsciente sempre presente

Muitos autores de auto-ajuda vendem uma solução mágica para que sejamos felizes. Mas eles ignoram o elemento que mais influencia a nossa vida, o inconsciente. Entenda a visão do Maestro sobre esse mistério, descoberto por Sigmund Freud e passe a ter mais controle sobre as forças “quase incontroláveis” que nos atormentam.

Módulo 11 • Quase uma Fantasia

Quando somos crianças temos muitas fantasias. Depois vem a vida adulta e vai nos sequestrando a leveza de fantasiar. Beethoven, apesar de todas as adversidades, conseguiu expressar o que vem da alma sobre esse tema de “fantasia”. Entendam como o Maestro sempre continuou a busca pela Fantasia através do seu legado.

Módulo 12 • A música venceu

Neste episódio você vai entender por que o Maestro João Carlos Martins é uma inspiração para qualquer pessoa. Independente do tipo de música, só existe uma música para ele. A música de bom gosto. E assim ele foi tema da escola de Samba Vai-Vai. Acompanhe a visita do Maestro ao ensaio da escola anos depois dela ter ganhado com o tema “A música venceu”.

O Sucesso deixa Pistas

Entenda como lidar com os perrengues da vida se tornando um protagonista cada dia mais forte.
Acesse agora os programas dos nossos mestres. Eles deixam seu legado como nunca fizeram antes na vida.